quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Battle Scenes Marvel Cards – jogo de cartas colecionáveis Marvel

A copag lançou no Brasil um jogo de cartas colecionáveis baseado no universo Marvel. Jogo de estratégia parecido com Magic, mas com regras diferentes.
Primeiro a copag lançou 2 Decks, cada um com 60 cartas, coleção chamada de Universo Marvel, um deck de Heróis e outro de Vilões. Das 60 cartas de cada deck, vem umas 30 diferentes e as demais são repetidas para que o jogo possa funcionar.
Algum tempo depois a copag lançou 2 expansões com o nome Evolução Tática: Ilusão sombria (vilões) e Força Suprema (Heróis). Cada uma também com 60 cartas. Essas expansões trazem cartas da coleção principal (Universo Marvel) e algumas cartas novas.

Para quem quer sair jogando, basta ter 2 decks. Eles já vem prontos. Para quem quer colecionar todas as cartas, é necessário além de comprar os Decks, também comprar os boosters - pacotinhos de 7 cartas – com cartas aleatórias.
Como tudo que é colecionável, nessa coleção também tem cartas comuns e fáceis de encontrar e outras consideradas Raras, pois só são encontradas dentro dos pacotinhos, e são aleatórias, você pode encontrar uma rara ou só mais cartas repetidas. Algumas cartas são holográficas, são as mais difíceis de encontrar.

Cada deck pronto contém 60 cartas, 1 folheto de regras com exemplos do jogo, 1 cartela com marcadores, 1 playmat (poster para colocar na mesa com descrição da posição das cartas e principais regras do jogo, muito útil para jogadores iniciantes). Nos 2 primeiros decks, heróis e vilões vem 1 carta holográfica em cada. Já nos decks das expansões Evolução Tática não vem nenhuma carta holográfica. As demais holográficas são mais raras e só é possível encontrá-las comprando os boosters de 7 cartas.

No site oficial do jogo você pode se registrar para ler as regras do jogo, ler postagens com discussões e marcar as cartas que possui para acompanhar a coleção.

O JOGO:
Há 4 tipos de cartas
- Personagens: Heróis ou Vilões da Marvel.
- Suportes: Cartas que, como o nome já diz, servem como um suporte para dar benefícios e vantagens às cartas dos personagens que estiverem em cena.
- Cartas Cenário: Só pode haver uma na mesa. São cartas que dizem alguma regra geral que os jogadores devem seguir até que a carta seja substituída por outra carta cenário.
- Habilidades: Estas cartas servem para carregar os personagens, eles dependem delas para entrar no jogo (função parecida com os terrenos do Magic). Essas cartas também adicionam habilidades aos personagens, algumas de ataque, outras são mais defensivas.

O jogo foi desenvolvido inteiramente no Brasil pelo Gaúcho Fabian Balbinot.
Por ser um jogo complexo e novo, muitas regras ainda estão sendo adaptadas conforme os jogadores montam seus decks e os utilizam em torneios. Sim, já existem torneios destas cartas.


Quando encontrei esta coleção de cartas não comprei só pela empolgação de jogar, mas sim por ser um fã do Universo Marvel. Alguns fãs irão notar que muitas imagens usadas nas cartas são retiradas de HQs. Também torcemos para que esta bela coleção continue com lançamentos em 2014.

ATUALIZAÇÃO: O jogo foi descontinuado pela Copag. Pararam de produzir. Devido ao alto valor de revenda dos últimos lançamentos poucas lojas adquiriram a coleção, poucas unidades foram vendidas. Devido a este alto custo para comprar, a empresa não conseguiu atrair novos jogadores e ficou limitada a jogadores que já conheciam o jogo. Um grande erro estratégico.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...