segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Filtro de Linha - para que serve?



Para não estragar os aparelhos eletrônicos com as quedas de luz ou problemas na rede elétrica você deve usar um aparelho para proteger o equipamento. Então, qual a diferença entre Filtro de Linha, Estabilizador, e Nobreak?
Estabilizador: Geralmente usado nos computadores para ligar todos os periféricos como, impressora, monitor, etc. O nome já diz: estabiliza a corrente elétrica, para que ela chegue aos periféricos sem grandes alterações.
Nobreak: Parecidos com os estabilizadores, a diferença é que possuem uma bateria interna. Quando há uma queda de energia, a bateria continua funcionando. Assim o usuário pode salvar seus trabalhos e desligar o PC corretamente.
Filtro de Linha: É também chamado de régua, é uma extensão com várias entradas para conectar aparelhos eletrônicos. O mais importante é que ele possui um fusível. Esse fusível serve para proteger os aparelhos de surtos de energia. Por exemplo, quando falta eletricidade em dias de chuva, a luz fica indo e voltando, pode ocorrer uma forte tensão elétrica e queimar todos os aparelhos. Com o filtro de linha essa tensão vai estourar o fusível e a energia desproporcional não vai chegar até os aparelhos. Vai queimar o fusível do filtro, mas não causará danos no computador, ou em outro eletrônico.
Não se pode confundir filtro de linha com uma extensão normal, que só serve para ligar mais de um aparelho e não protege nada. O filtro precisa vir com um fusível. E geralmente vem com um botão de liga e desliga com luz de LED. Algumas versões mais caras possuem um botão para cada entrada (tomada), você pode escolher quais aparelhos podem receber energia apenas ligando e desligando os botões do filtro, é bem prático.  
 A dúvida é:
O que ligo no que – estabilizador no filtro ou filtro no estabilizador? Posso ligar um no outro?
Sim. Pode ligar um no outro. Quanto a qual liga em qual depende. Na internet alguns alegam que tanto faz. Não sou eletricista e não entendo nada, mas por uma questão de lógica acredito que primeiro você deve conectar o filtro de linha direto na tomada e depois ligar o estabilizador e outros eletrônicos no filtro. Já que, segundo a lógica, os botões do filtro servem exatamente para escolher qual aparelho receberá energia.
Se você fizer o contrario, ligar o estabilizador na tomada e depois o filtro no estabilizador quando desligar o estabilizador estará desligando tudo o que foi plugado, desligando estabilizador, estará desligando toda corrente que vai para o filtro, em conseqüência, os botões do filtro ficarão inutilizados, inutilizando todos eletrônicos plugados nele.
Mas se você fizer de forma lógica, ligando o filtro na tomada e o estabilizador no filtro, você poderá desligar o estabilizador do PC e ainda poderá continuar com o filtro ligado para assistir TV por exemplo e Videogame. O filtro também pode ser usado para proteger qualquer videogame.
Como na maioria dos casos o modem fica 24h ligado, é só deixar no filtro e não há necessidade de deixar o estabilizador ligado. O filtro protege o modem. Não esquenta como estabilizador. Quem tem telefone sem fio que a base fica ligada na tomada, também poderá deixar o telefone 24h conectado no filtro.
Como eu expliquei, não sou técnico no assunto, mas sou um Gamer que costuma utilizar essa aparelhagem e achei interessante passar para os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...