quinta-feira, 8 de agosto de 2013

G.I.JOE: Retaliação – Crítica de um fã


Essa crítica contém revelações do enredo, então se você ainda não assistiu ao filme não leia.
Como um fã dos G.I.JOE (também conhecidos como Comandos em Ação no Brasil) que na infância acordava todas as manhãs para assistir os desenhos animados e ainda colecionava alguns personagens com seus veículos, eu estava ansioso para assistir os filmes com atores reais. Já no primeiro filme tive algumas decepções, principalmente com o movimento da câmera que não para de tremer e chacoalhar. Pensei que isso seria melhorado no segundo filme e me decepciono novamente. Nas cenas simplesmente mal dá para entender o que está acontecendo, exceto algumas cenas com os 2 ninjas que gostei muito as demais estavam horríveis. Durante as cenas de ação, mal consegui decifrar quem estava batendo em quem, quem estava atirando em quem, para mim pareceu uma confusão total, um monte de soldados vestidos praticamente com a mesma roupa lutando uns contra os outros, só Deus sabe quem é quem. Nada a ver com os verdadeiros “Joes” que no desenho animado possuíam características próprias que os identificava, onde cada um era reconhecido logo.

Como eu disse exceto os 2 ninjas que conseguimos identificar, os demais personagens são apenas mais alguns soldados qualquer. Se tirarmos os ninjas e o comandante Cobra eu pensaria que é apenas mais um bom filme de ação do Bruce Willis e do The Rock, não por culpa deles, pois gosto muito dos filmes destes 2 atores, mas porque eles pareciam apenas mais um soldado qualquer e não um verdadeiro JOE. Com cenas em que a câmera chacoalha como uma carroça e tiros que quando batem na parede parecem aquelas espoletas compradas em bazar que as crianças estouram na calçada de casa. Eu queria paredes estourando com tiros, disparos arrombando portas e um pouquinho de sangue. Ninguém sangra no filme, também, nem eu sangraria ao ser atingido por espoletas. Só há uns disparos mais poderosos quando The Rock usa um blindado no final. Nem lembro do The Rock ter socado alguém.
Logo nas primeiras cenas o personagem principal do primeiro filme morre! O Duke interpretado por Channing Tatum. Isso, ele morre! Eu me perguntei: O QUE ACONTECEU QUE EU PERDI? EXPLODIU UMA BOMBINHA E O CARA CAIU MORTO? Ele vai aparecer depois né??? Que nada! O personagem morreu mesmo! E não voltou mais. O pior foi a falta de reação e emoção dos demais personagens: “O Duke morreu, pegue uma arma temos que seguir adiante!” só faltou dizer “Deixe nosso comandante e melhor amigo morto ai e vamos beber uma cerveja”.

A partir daí o filme seguiu com varias cenas de puro tédio com personagens contando suas historinhas de vida triste. Ficou extremamente enrolado no meio. E já não bastava terem contado o passado dos dois ninjas no primeiro filme, eles voltaram a contar novamente, algo totalmente desnecessário.
E o que dizer do comandante Cobra? A roupa estava perfeita e só! Deu pra ver que ele tem um bom estilista. É um personagem estático. Não faz mais nada, não luta com ninguém, não causa raiva nem indignação ele poderia explodir o mundo que eu nem sentiria nada. Cadê aquela personalidade de vilão malvado e brutal? Aquele vilão que nos deixa com ódio e aplaudimos quando ele apanha no final? Nada! Ele é apenas um manequim que fica comandando e foge no final.

Enfim, o filme não é ruim, as cenas com os ninjas são legais, mas não é um filme de G.I.JOE, mas sim mais um filme de ação qualquer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...