quarta-feira, 14 de março de 2012

Lego Mindstorms Cleaner

Se você é um daqueles que odeia tirar o pó, lustrar ou varrer o chão, seria uma boa ideia começar a montar Legos Mindstorms NXT. Você pode montar eles como quiser e para a função que quiser. Projeta-los no computador e programa-los. Bom, tenho que admitir que um dia desses enquanto limpava a mesa de minha casa que estava empoeirada comecei a bolar um novo modelo de lego, coisa simples, e assim que terminei as tarefas fui tentar colocar em prática... Acabou que consegui um veículo inteligente (no sentido de ter uma programação básica, bem básica) capaz de tirar o pó de móveis ou do chão. Este veículo está programado para andar para frente e cada vez que percebe alguma coisa na frente dá meia volta e continua tirando o pó. A programação foi feita utilizando o NXT-G (programa de programação do Lego distribuído pela Lego quando alguem compra o Mindstorms, incluso na caixa).


Ainda, se quiser controlar aonde ele está indo, você pode usar o controle remoto do computador por bluetooth. Se quiser utilizar um controle de video game para controla-lo leia esta Postagem.

O ''super sistema'' que ele utiliza para tirar o pó é feito com uma roda envolta por um pano que foi preso pela engrenagem preta.(imagem a esquerda). No vídeo abaixo é possível ver o mecanismo em funcionamento. As vezes alguns movimentos programados dele podem variar com a carga que as pilhas ainda tem, ou seja, quanto mais fraca esta a pilha, mais lento ele fica.
Obs.: Ainda está em fase de testes e precisa de alguns acertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...