sábado, 2 de julho de 2011

Games Violentos influenciam ou não?




Deixar jogar, ou não, eis a questão!


Qual jogo violento o maníaco do parque jogava mesmo? Hitler jogava qual? Seria o Medal of Honor? Os estupradores jogam qual? Todos os criminosos que ficam apenas 2 anos na prisão e são liberados pelos juízes para voltar a matar na sociedade, jogam o que mesmo? Seria Final Fantasy?
Se fizermos uma pesquisa na população carcerária de nosso país, e perguntarmos aos presos quais seus games preferidos, qual será a resposta?
A culpa para a falta de limites da sociedade precisava recair sobre alguma coisa, então os jogos violentos acabaram tornando-se os vilões de muitas histórias. Algumas pessoas alegam que as crianças podem ser influenciadas por jogos violentos, repetindo na vida real o que assistem ou jogam.
Não discordo disso, acredito que muitas crianças repetem o que assistem ou jogam, mas devemos lembrar que esta criança só irá repetir a maldade se não houver uma educação adequada por parte dos pais. Um pai capaz de impor limites e regras sem uso da violência, com base no respeito pela família, jamais precisará se preocupar se o seu filho está jogando um jogo violento. É claro que é melhor um jogo educativo do que um violento, é bom evitar que uma criança muito jovem jogue um jogo extremamente violento, é por isso que todos os jogos mostram na capa a classificação de idade. Mas proibi-los totalmente é ridículo. A humanidade evolui e devemos nos adaptar as novas tecnologias, foi assim que a seleção natural nos trouxe até aqui (em minha opinião e na opinião de Darwin), estamos constantemente nos adaptando e mudando conforme o meio em que vivemos, e olha que na época das cavernas éramos bem mais violentos.
Praticamente todas as crianças que se tornam adultos violentos é em decorrência da péssima educação que tiveram, mas isso também não é desculpa, quando tornaram-se adultos tinham a opção de escolha entre o Bem e o Mal, mas optaram pela maldade, como diriam os fãs de Star Wars: Optaram pelo “Lado escuro da força”.
Não temos como eliminar e deixar de produzir jogos violentos, segundo uma decisão judicial nos EUA, proibir totalmente os jogos violentos viola a liberdade de expressão, pois um jogo também é uma expressão artística. Pessoalmente concordo com eles. Se o Brasil proibir jogos violentos também teria que proibir filmes violentos, e os programas com conteúdo sexual. Em minha opinião os programas da TV aberta (Globo, e outras) influenciam na sexualidade dos jovens.
Se os jogos são responsáveis pela violência, então também teríamos que eliminar programas do canal Rede Globo, que atualmente para manter a audiência apela pela sexualidade nas novelas mostrando homens sem camisa e mulheres vestindo roupas intimas (claro que gosto de ver as mulheres nestes trajes), isso também influencia adolescentes ao sexo, trazendo conseqüências: gravidez na adolescência, doenças (DST), proliferação da aids e Hepatite. A maioria dos seriadinhos da Rede Globo conta histórias em que uma mulher fica com vários homens ou homens com varias mulheres, como aquele seriado que a moça tinha dois namorados (não sei o nome, não assisto), e as novelas com aquela rotatividade de casais? É tanto troca-troca de casais nas novelas que já não sabemos mais quem pega quem (eu não assisto mesmo). Nem vou falar da inutilidade que é o BigBostaBrasil. Que está emburrecendo nosso povo. Em minha opinião, esses programas realmente deveriam ser proibidos. Principalmente em um país em que assistir BigBostaBrasil é mais importante que ler um livro.
Então ou nos dedicamos a eliminar todas as influências que existem: jogos, filmes e tv Brasileira. Ou nos dedicamos a uma educação com maior qualidade.
A maioria alega que a prática do esporte reduz a violência, isso é verdade, porém, alguns praticantes de esportes também influenciam a violência. Se voltarmos no tempo pode-se ver que os jovens de um grupo responsável por queimar um mendigo, eram praticantes de um esporte de luta chamado Jiu jitsu. Os treinadores dizem que é um esporte e que não gera violência, mas e se os alunos não aprenderam onde aplicar o esporte? A culpa é do esporte de luta por terem queimado o indigente? Claro que não! Assim como também não é culpa de um jogo. Isso nos mostra que não podemos colocar a culpa em alguma coisa, quando a culpa deve recair sobre alguém! E segundo pesquisas americanas, um vídeogame pode manter um jovem afastado das drogas da mesma forma que a prática de esportes.
Então o que deve ser feito é educar crianças e jovens deixando-os com uma base sólida sobre o que é ética, moral, respeito, dignidade, regras, etc. Garanto que crianças e jovens com uma base educacional de qualidade não se tornarão assassinos por que um jogo influenciou. Um jogo jamais vai influenciar um jovem que foi educado para distinguir entre o bem e o mal. O jogo violento só influencia quem já tem tendência a violência.
Segundo pesquisas, até mesmo os macacos tem noção de moral e empatia (empatia: se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sente), então, segundo alguns autores da psicologia evolucionista, a noção de moral já está no DNA do ser humano, adquirida no decorrer da evolução, pois em algum momento foi útil para os homens das cavernas conviverem em sociedade. Basta uma educação de qualidade para ativar esta noção de moral pré-existente, a qual esta na amígdala, pequena parte situada no centro do cérebro, responsável pela ativação das emoções. Se ela não for ativada, moldada, através da educação, então, talvez teremos um Psicopata (Transtorno de personalidade anti-social, DSM-IV). (Digo isso pq ele não tem emoções, então deve estar com a amigdala ferrada).
Dizem que jogos viciam como qualquer droga, isso é verdade! Mas quem usa drogas e qual motivo? É viciado em drogas licitas ou ilícitas o sujeito que não aprendeu a se conter diante de algo que lhe proporcione prazer. Um sujeito viciado em vídeo game é alguém que não consegue se conter e estabelecer os próprios limites frente a um jogo prazeroso, ou seja, age mais através de seus impulsos animais, instintivos, em busca do prazer momentâneo. Tanto vicio como violência é conseqüência da falta de limites, que é culpa dos pais e das leis frouxas de nosso país (as quais ninguém teme).
Alias, encerrando a discussão sobre proibição dos games, no Brasil a maioria dos jogos utilizados pelos jovens é pirata, então não faria a menor diferença proibir os jogos violentos originais. Jogos violentos serão adquiridos através da pirataria ou internet, quem não tem condições de pagar R$ 100 pelo game original irá continuar adquirindo os piratas, impossível proibir. Principalmente enquanto o valor dos originais continuar um absurdo.
Todos os autores deste blog jogam ou já jogaram jogos violentos como Doom – proibido em alguns países, Grand Theft Auto - que também já foi proibido em alguns, Mortal Kombat, etc. E nenhum destes autores cometeu qualquer tipo de crime ou vandalismo. Então como é possível os jogos violentos não terem nos influenciado? A resposta é: Educação, limites e respeito!
Essa é minha opinião! Não gostou? Dane-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...