sábado, 29 de janeiro de 2011

Motivos da pirataria (parte 2)

A discussão é sempre a mesma, de um lado os grandes produtores de mídias, filmes, músicas, os órgãos do governo e de outro, temos o povo que compra produtos piratas.
Ambos os lados tem boas argumentações quando opinam sobre pirataria. Os produtores, órgãos do governo e artistas, alegam que a pirataria é crime, é contra os direitos autorais (até aqui é verdade), gera desemprego (não é verdade). Já o povo alega que compra produto pirata como consequência dos altos custos dos produtos originais. Quem está certo?
Os produtores estão corretos ao alegar que é trabalhoso produzir um filme, leva anos, há muitos funcionários para pagar.
Mas devo argumentar o lado do povo. Também é duro trabalhar horas por dia para ganhar um misero salário sendo que a metade deste salário irá desaparecer ao pagar todos os impostos ao governo, para que o governo possa sustentar políticos corruptos, senadores, deputados que ganham milhões a mais que o trabalhador.
Então respondo a todos é impossível para o povo Brasileiro comprar um produto original que custa 1/3 do seu salário!!! E ponto final!!! Quando os produtores e os órgãos do governo irão perceber isso? Não    adianta combater a pirataria enquanto os produtos originais custarem um absurdo!!!
Como gosto de filmes e jogos de videogame pesquisei os valores de alguns produtos, a maioria dos jogos originais para Playstation 3 como também alguns para computador custam entre R$ 100 e R$200. Acho um absurdo! Muitos filmes originais também custam em torno de R$100.
Estão fazendo o povo de Palhaço??? Sei que um DVD virgem custa uns 30 centavos para ser produzido, e para gravá-lo custa mais uns 10 centavos (acho que estou exagerando no valor tão alto, sei que custa menos que isso).
O que realmente custa é o conteúdo que há na mídia, ou seja, músicas, filmes, games, com seus direitos autorais, o que se fosse justo custaria no Máximo 30 reais. Mas será que é mesmo necessário cobrar R$200 pelo conteúdo? Tenho certeza que não, os atores de Hollywood, cantores, diretores de cinema, produtores, reclamam da pirataria sendo que mesmo com a pirataria habitam mansões de 5 milhões de dólares (este é o valor mínimo), compram carros de 1 milhão e meio. Será que a pirataria causa mesmo algum prejuízo? Imagine então o quanto estas pessoas ganhariam se a pirataria não existisse. Simplesmente poderiam comprar um país inteiro!!! A pirataria causa tanto prejuízo como dizem? Mas mesmo assim conseguem comprar carros, mansões, coberturas de prédios (isso quando não compram o prédio inteiro) todos custando acima de 5 milhões? Que estranho, não acham? Acho que há uma leve disparidade naquilo que é dito ao povo e o que realmente acontece.
Acho que o povo tem o direito de protestar comprando produtos alternativos, é a lei da economia! Enquanto artistas e produtores forem milionários acho que não correm o risco de perder emprego com a pirataria. Quem perde é o povo idiota (incluindo o escritor deste artigo) que além de trabalhar para estes milionários ainda devem comprar seus produtos originais com custos absurdos.
Combater a pirataria é tão simples, basta reduzir o valor dos produtos originais. A diferença é muito grande: DVD Original de R$100 a R$200, DVD pirata R$ 5 a R$ 15. Baixando o valor do original será possível competir com o pirata.
Será que o povo não tem nem mesmo o direito de protestar comprando produtos piratas? Isso não é um crime! Ou será que estamos vivendo na era medieval? Quando os reis cobravam altas taxas do povo e eles eram decapitados se não pagassem, como meros súditos que eram. Não sou um mero súdito deste mercado milionário e tenho o direito como cidadão que vive em um país supostamente democrático a criticar e protestar o quanto eu quiser!

3 comentários:

  1. Quando anunciaram que haveria promoção de jogos originais nas lojas eu fiquei feliz. Já estava juntando 50 reais para comprar algum, mas quando descobri que a promoção tratava-se de jogos de R$ 200 que passaram a custar R$ 100, eu tive que rir! Se isso é considerado promoção para combater pirataria, então a pirataria irá certamente continuar. Fazer o que né, com os meus 50 reais não dava para comprar o original. E na fila para comprar as supostas promoções só encontrei pessoas da classe média-ALTA, que curioso!!! Dei meia volta com meus 50 (q não dava para comprar nada original) e adivinhem onde fui... irei deixar este mistério, para os inteligentes descobrirem.

    ResponderExcluir
  2. Alias, muitos jogos que custam R$100 não valem a pena. Alguns não têm qualidade gráfica não tem desafio, pois é possível terminá-los em poucas horas. Os jogadores sabem que no mínimo um bom jogo deve ter um enredo que dure uma semana. Isso é o mínimo! Eu jamais irei pagar 100 por um jogo sem qualidade. R$100 É MUITO CARO!

    ResponderExcluir
  3. Se alegam que a pirataria gera desemprego, os deputados também geram desemprego, com seus 26 mil por mês poderíamos contratar 18 professores do Rio Grande do Sul que ganham 1.200 por 40 horas. Os deputados ganham 26 mil, e trabalham apenas algumas horas.

    Temos 513 deputados, se para cada deputado contratássemos 18 professores, teríamos 9234 professores novos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...